Instituto Educacional Lupe Picasso

Circular: 064/2017
06/10/2017
Referente: PROJETO “NOSSA CASA” nível I

Senhores Pais e responsáveis,
É com muita alegria que comunicamos o projeto que será trabalhado com os alunos do Nível I em nossa Unidade Escolar.

Este projeto tem como finalidade explorar todos os cômodos de uma casa com atividades focadas nos mobiliários existentes em cada ambiente.

Utilizamos a expressão vivencial, pois crianças nesta fase do desenvolvimento necessitam experimentar para construírem os seus conceitos pessoais e principalmente assimilarem os conteúdos apresentados através do lúdico.

Através do desenvolvimento deste projeto interdisciplinar, visamos despertar no aluno a percepção e organização dos ambientes, enfatizando que cada cômodo ou ambiente é nomeado de acordo com os móveis que lá se encontram.

A importância de que cada coisa tem seu lugar, é um ponto de partida para ajudar o reconhecimento e a diferenciação dos ambientes dentro de uma casa.

Serão trabalhados alguns objetivos específicos:

Ampliação do vocabulário nomeando utensílios;
Diferenciação dos ambientes;
Organização local;
Noção Espacial;
Cores, sabores e tamanhos;
Utensílios necessários;
Nomeação dos ambientes.
Para nossa primeira atividade vamos precisar que cada aluno traga um legume ou fruta de acordo com a especificação individual.

Segue o cronograma da nossa atividade:

Dia 17/10 (terça-feira) Dia da cozinha – Vamos fazer uma sopa de legumes
Batata – cenoura – chuchu – beterraba – mandioquinha – inhame – limão/sal – couve – tomate – abobrinha – cebola – alho – cheiro verde – brócolis.
Cada aluno deverá trazer um recipiente adequado e talheres (faca sem corte – garfo e colher) que o aluno costuma fazer uso em casa. Não se esqueça de colocar identificação da criança nos utensílios.
O ALUNO DEVERÁ TRAZER : _________________________

Dia 18/10(quarta-feira) Dia da sala – Vamos fazer um sessão de cinema com filme e pipoca
Pipoca estourada de casa e um suco habitual.

Dia 18/10(quarta-feira) Dia do banheiro – Nossa Higiene Pessoal
Pedimos que nos enviem rótulos e embalagens vazias e higienizadas, ou seja sem resíduos químicos para montarmos um espaço “ Cantinho Limpinho”.

Dia 19/10(quinta-feira) Dia do quarto – Tarde do Pijama
A criança deverá vir vestida de pijama, trazer um bichinho de pelúcia ou algo que habitualmente fique sobre a cama e um livrinho de história para ser contada antes do soninho.

Dia 20/10 (sexta-feira) Quintal e Área de Lazer – Banho de mangueira e brincadeiras no quintal
Fecharemos a semana com muita brincadeira e um gostoso banho de mangueira como se fosse o quintal da casa ou área de lazer
Trazer chinelos, roupas de piscina, toalhas (tudo identificado)
O banho acontecerá no parque.

Para concluirmos nosso trabalho e adaptarmos a realidade dos nossos alunos montaremos um mural, para isso  solicitamos que tragam uma foto da criança em algum ambiente da casa que ela mais goste.

Contamos com a colaboração e compreensão de todos.

Atenciosamente,
Direção, Professoras Érica e Cristiane.

Cursos

educação infantil

Nessa fase, incentivamos o gosto pelas descobertas para que a criança aprenda a conhecer, a fazer, a ser e a viver. Ela é estimulada a raciocinar, a construir relações e a socializar-se.

+

ensino fundamental

Estimulamos no aluno a prática da observação, a fim de que se tenha uma reflexão sobre a realidade numa visão social, histórica e cultural para construção de conhecimento num processo participativo.

+

ensino médio

Ambos os cursos técnicos de nível médio atendem as exigências legais de cada qualificação ou habilitação, promovendo a transição entre a escola e o mercado de trabalho.

+