Instituto Educacional Lupe Picasso

Circular: Carta
02/10/2017
Referente: Aos pais

Carta aos Pais,

O consumo de drogas cresce consideravelmente a cada dia, pois ela não escolhe religião ou nível social, ela está presente em todos os lugares e realidades desde muito tempo. Esse aumento pode ser atribuído a vários fatores, principalmente aos que se referem na forma em que é transmitida a informação sobre a droga e quem a recebe.
A prevenção do uso indevido de drogas é fundamental para a sensibilização sobre os riscos e perigos causados por elas. As ações de prevenção ao uso de drogas nas escolas não deveriam ser isoladas ou tratadas fora do contexto de uma prática pedagógica.
O papel da escola é de formar cidadãos participativos e capazes de analisar o que é bom ou não para si, de fazer suas escolhas se o assunto lhe é questionado e de refletir se com isso afetará ou não a vida de outras pessoas. Por isso tal assunto não foge do contexto escolar. Trabalhar formas de prevenção na escola ao se tratar de assunto relacionado às drogas, de uma maneira que venha contribuir com informações necessárias a serem passadas aos nossos alunos é uma forma de sensibilizá-los em um ambiente próprio.            
A escola é parte da sociedade, por isso a importância de se desenvolver tal assunto neste ambiente, e por esta razão a partir deste bimestre iremos iniciar com a turma do 5º ano o tema: Drogas (licitas/ilícitas), este assunto vem com o intuito de contribuir e se fazer refletir sobre como podemos auxiliar nossas crianças e adolescentes na sua formação enquanto sujeitos. Mostrando que prevenção é o caminho necessário para se coibir o uso/consumo de drogas.
Devemos trabalhar o tema de uma forma que auxilie as nossas crianças e incentivar que eles tenham a consciência de que o legal não é ser igual, o legal é ser diferente sendo ele mesmo.
Atenciosamente,
Direção e Equipe Lupe Picasso

Cursos

educação infantil

Nessa fase, incentivamos o gosto pelas descobertas para que a criança aprenda a conhecer, a fazer, a ser e a viver. Ela é estimulada a raciocinar, a construir relações e a socializar-se.

+

ensino fundamental

Estimulamos no aluno a prática da observação, a fim de que se tenha uma reflexão sobre a realidade numa visão social, histórica e cultural para construção de conhecimento num processo participativo.

+

ensino médio

Ambos os cursos técnicos de nível médio atendem as exigências legais de cada qualificação ou habilitação, promovendo a transição entre a escola e o mercado de trabalho.

+