Regulamento Interno

Viver em sociedade significa respeitar a existência de regras, pois é através destas que nossa liberdade é garantida. A convivência agradável, o respeito mútuo e a solidariedade são características presentes e marcantes em todas as atividades propostas por esta Escola.

Nos dias atuais, exercer os princípios básicos educativos é praticar a cidadania e conquistar cada vez mais direitos, enquanto pessoa, aluno e cidadão. Sentimos a necessidade de enfatizar mais a qualidade do convívio social dentro da escola. E esse trabalho começa na compreensão das regras escolares e seus princípios.

Deste modo, desejamos compartilhar com as famílias nossas principais regras escolares.

Nossa Missão
Promover o desenvolvimento global da criança, oferecendo uma educação de qualidade. E ver construída uma nova sociedade, justa, livre, fraterna, cooperativa e democrática, baseada na solidariedade e na vida comunitária onde o educando possa ser educado seguindo esses valores. Que saiba se relacionar com a natureza, a sociedade e com a história.

Nossos Princípios

  • Incentivar à criatividade.
  • Preocupação e ação com a sustentabilidade do Meio Ambiente.
  • Trabalhar na criança a capacidade de criticar, de argumentar, de transformar e de inventar.
  • Prioriza um sistema de valores que considera a justiça, a verdade, a solidariedade, a criação de regras essenciais para formação do ser humano.
  • Valorizar a participação da família no desenvolvimento da criança.
  • A escola estima o brincar, o cuidar e o educar.
  • Respeito à diversidade e sua valorização. Desenvolvendo valores éticos e morais.
  • Equipe em constante processo de qualificação.
  • Beneficiamento à formação sociocultural dentro das diversas áreas do conhecimento, e em constante busca pelo trabalho interdisciplinar, na preparação coletiva do método pedagógico.

1. Horários

Ensino Fundamental II e Ensino Médio: Matutino

Educação Infantil e Ensino Fundamental 1º ao 5º anos: Vespertino

O aluno que chegar após o sinal de entrada  (matutino) e (vespertino) será impedido de entrar.
Não existe tolerância para ingresso de alunos retardatários, bem como não é permitido à entrada para as aulas subsequentes.

Em caso de saída ou entrada fora do horário normal deverá ser comunicado à coordenação ou secretaria para que seja efetuada a devida autorização.

Os horários devem ser rigorosamente cumpridos pelos alunos dos Ensinos Fundamental I e II e Ensino Médio, evitando assim prejuízos nos trabalhos escolares e práticas de hábitos adequados para vida adulta.

2. Alunos novos
Serão observados, avaliados pela Equipe para que haja um futuro retorno quanto à necessidade de reforço escolar, acompanhamento pedagógico com o objetivo de uma perfeita adaptação.

3. Circulares e Agenda de informações
Os pais deverão verificar a agenda ou a mochila sistematicamente, para se certificarem de avisos e comunicados enviados pela Escola, assinando-os.

Para estreitarmos ainda mais nossa comunicação pedimos que todos os telefones e e-mails sejam atualizados para que possamos de maneira eficiente contatar familiares e responsáveis quando houver necessidade.

Qualquer dúvida ou necessidade da família com relação ao aluno na escola deverá fazer uso da agenda, pois esta será encaminhada à direção, coordenação e psicóloga para a devida resolução da dificuldade ou problema existente ou caso desejar poderá utilizar o e-mail: lupepicasso@uol.com.br.

4. Livro de ocorrência
Cada sala possui um livro de ocorrência, com fichas onde os professores anotam os acontecimentos diários e avaliam os comportamentos dos alunos em diferentes situações de acordo com o projeto de cidadania e os valores humanos. Todas as ocorrências são lançadas diariamente no site http://www.escolarplus.com.br/online/.

A identificação e senha de usuário serão entregues aos pais na reunião de boas vindas ou ao aluno no primeiro dia de aula.

5. Faltas
Quando o aluno não puder comparecer às aulas por quaisquer motivos, solicitamos a sua comunicação imediata à Escola através dos telefones (13.3225 6436 (13.3225 4382. Em caso de faltas por doença é necessário apresentar o atestado médico para que seja possível aplicar verificação substitutiva, bem como, trabalhos de compensação de ausências. Caso não seja apresentada a justificativa pelos responsáveis ou atestado médico será cobrada uma taxa para refazer a verificação de cada área de conhecimento do dia em que ocorrer o evento e nestes casos o aluno não terá direito de compensar as faltas.

6. Retirada do aluno ao final do período
Os professores entregarão os alunos somente às pessoas autorizadas em ficha cadastral ou através de autorização escrita na agenda ou em casos emergenciais via e-mail e telefone. Em todos os casos pedimos a gentileza de informar o nome completo da pessoa, o grau de parentesco e o R.G. ainda assim será necessário que a pessoa autorizada traga seu R.G. para a devida conferência. Portanto mantenham a escola informada de quaisquer mudanças e sempre atualize a ficha cadastral. Caso o aluno seja autorizado pelos pais a sair sozinho da escola, existe a necessidade de assinar autorização por escrito na secretaria.

7. Carteirinha Escolar
É importante adquirir a carteirinha escolar, além dos descontos em shows, estádios, cinemas, pode ser utilizada como documento de identificação.

8. Lição de Casa
Todos os alunos têm tarefas para casa constantemente de 2ª às 5ª feiras.
Os professores fiscalizam se os alunos cumpriram com suas obrigações diariamente. As tarefas não cumpridas serão registradas no livro de ocorrências.

Sempre há um acompanhamento da equipe escolar e, no caso do não cumprimento rotineiro das lições de casa, os pais serão comunicados pela coordenação para o devido acompanhamento familiar das tarefas.

É muito importante criar o hábito de estudo diário com a finalidade de sanar todas as dúvidas e dificuldades.
Disponibilizamos em nosso site: www.lupepicasso.com.br.

9. Material individual do aluno
Os alunos devem ser responsáveis pelos seus materiais, por esse motivo pedimos a gentileza de marcarem todo o material, inclusive os lápis, canetas esferográficas. Quando as apostilas forem enviadas para execução de tarefas em casa, recomendamos atenção para não esquecê-la e evite prejuízo nas atividades propostas, e caso ocorra tal situação o aluno deverá copiar a tarefa em seu caderno.

Não se esqueça de etiquetar as apostilas com o nome completo da criança, série, turno e professor.

10. Avaliação Continua
Os alunos são avaliados diariamente através de observações, fichas de aprendizagem, tarefas de casa, trabalhos, leitura de livros paradidáticos e comportamento durante o período escolar.
Bimestralmente os alunos serão avaliados através de verificações de aprendizagem, lembramos que a proposta da escola visa não marcar datas para checagem, pois entendemos que esta é a melhor maneira de avaliar a real dificuldade do aluno propondo ação para que eles criem hábitos de estudos diários e não somente um dia antes das provas. Porém lembramos que em caso de faltas o responsável deverá avisar a escola para se houver alguma atividade com nota poderá refazer em outra data agendada pelo professor e em caso de atestado ficará isenta a taxa de uma nova atividade.

11. Falta em dia de Avaliação Bimestral - O responsável deverá requerer a 2ª chamada de prova na secretaria da escola, no dia imediato da falta. Há o pagamento de uma taxa para que o professor faça uma nova avaliação, a qual será aplicada em período oposto ao que o aluno estuda com dia e hora agendada pela escola.

12. Recuperação Paralela – A cada final de bimestre o aluno que não atingiu a média 6,0 (seis), em uma matéria especifica terá oportunidade de participar da Recuperação que antecede o final do bimestre.
Para isso o professor avisará o aluno que não atingiu os objetivos propostos, e o mesmo deverá fazer uma atividade (trabalho) valendo de 0,0 a 2,0 pontos e uma verificação valendo de 0,0 a 8,0 pontos, perfazendo um total de 10,0 pontos e os alunos do Fundamental I será notificado via agenda.

13. Medicamentos
Remédios: só serão ministrados, quando estiverem prescritos na agenda escolar ou por escrito pelos responsáveis atendendo os critérios a seguir:

- nome do medicamento;
- dosagem a ser ministrada;
- assinatura do responsável.

14. Lanche
Ele acontece todos os dias das 10h15 às 10h40(matutino), 14h50 às 15h15 Educação Infantil e 15h45 às 16h10 Ensino Fundamental no pátio da escola ou local indicado pelo responsável da turma.
O aluno poderá fazer a opção de comprar o lanche na cantina com dinheiro ou através do uso de caderneta adquirida diretamente na cantina ou, então, trazer de casa.

15. Saúde
Quando o aluno sentir-se mal nas dependências da escola, a Comunicação com os Pais e/ou Responsáveis será imediata a fim de tomarmos quaisquer decisões mediante a autorização dos mesmos e prestar atendimento o mais rápido possível.

Quando o aluno estiver doente, a Escola deverá ser avisada. Caso a doença seja infectocontagiosa, o aluno ao retornar deverá apresentar atestado médico, justificando o período em que faltou e que está completamente recuperado. Esta medida visa proteger o restante da comunidade escolar de possíveis propagações epidêmicas.

Em caso de acidentes dentro da Unidade Escolar a escola providenciará socorro imediato, levando o aluno ao pronto socorro mais próximo. Quando o aluno estiver indisposto ou febril, recomendamos que o mesmo não compareça à escola.

16. Pesquisas e Trabalhos Escolares
Todas e quaisquer pesquisas ou trabalhos escolares solicitados para execução fora da Unidade Escolar receberão a devida orientação de como deverão ser entregues com as respectivas datas.
Lembramos que trabalhos em grupos se fazem necessários para que a criança ou jovem comecem a praticar as relações que acontecerão durante sua vida adulta em qualquer grupo social, seja ele no âmbito familiar ou no mercado de trabalho. Esta regra existe para formar nos alunos o senso de responsabilidade e compromisso não privilegiando um ou outro aluno.

17. Uniformes
O uso do uniforme é obrigatório para todos os alunos. Após quinze dias de início do ano letivo o aluno não poderá entrar na escola sem o uniforme completo. O aluno não poderá participar de passeios externos sem o uso devido do uniforme. Pedimos a gentileza de colaborarem conosco para evitarmos constrangimentos.

Os uniformes deverão ser comprados na Tiny's Sports Confecções Ltda.Rua João Caetano n.º 79 Santos / SP Tel.:(13) 3237-1208 Telefax:(13) 3251-2016 www.tinysports.com.br.

Todo uniforme deverá ser identificado com o nome do aluno.
Para a realização das aulas de Educação Física deverá usar a camiseta da escola e bermuda ou calça da escola de helanca e tênis.

É terminantemente proibido o uso de bonés ou chapéu dentro da sala de aula. Além de não ser adequado seu uso por questões da saúde capilar, o Professor não possui condições de avaliar comportamento, pois os bonés e outros cobrem os olhos quando sua aba está voltada para baixo.

- Não será permitida a entrada de alunos que estejam trajados com roupas que não façam parte dos nossos uniformes.
- Por questões de segurança e asseio é expressamente proibido o uso de chinelos de dedo e sandálias que não contenham tiras atrás. Caso o aluno esteja, será solicitado o seu retorno para casa e o mesmo arcará com o ônus da falta.

18. Celulares, Talk About, Palm Top, Discman, IPOD, IPAD, Notebook, mini games, etc.
DECRETO Nº 52.625, DE 15 DE JANEIRO DE 2008

1º - Fica proibido, durante o horário das aulas, o uso de telefone celular por alunos das escolas de ensino.

É expressamente proibido o uso de aparelhos em sala de aula, caso seja detectado por nossos professores ou funcionários, será recolhido o aparelho e o mesmo somente será devolvido diretamente aos Pais e/ou Responsáveis.

Lembramos que estes equipamentos tiram a concentração e faz com que o aluno deixe de viver a realidade de vida e ingresse na solidão da vida virtual.

A escola disponibiliza 3 linhas telefônicas e um orelhão publico no pátio interno  para que em caso de urgência ou simples recados o aluno seja avisado sem que isso atrapalhe o bom andamento da aula.
Não existe nada pior para um grupo de aprendiz e para o professor ter que interromper a atividade em função de um telefone tocando de maneira inadequada.

Em qualquer necessidade de comunicação com a família, a Equipe entrará em contato. Além disso, a escola não se responsabilizará pela quebra, extravio ou perda do aparelho celular.

19. Atividades Extracurriculares
A escola conta com algumas atividades extracurriculares após o período normal das aulas, para que seu filho participe você deverá fazer a opção e será cobrada uma mensalidade específica para cada modalidade.

Lembramos que todas as atividades propostas são terceirizadas, podendo o aluno ser impedido de frequentar as aulas caso exista inadimplência.

20. Preservação do patrimônio escolar  
Espera-se que o aluno desta Unidade Escolar ajude e coopere para a boa conservação dos móveis, equipamentos e material do estabelecimento, concorrendo para manutenção de boas condições de asseio do edifício e suas dependências.

Caso o aluno cause danos materiais ao estabelecimento ou a objetos de propriedade dos colegas e funcionários, os pais e/ou responsáveis arcarão com a indenização do prejuízo.

21. Comemorações de aniversário Educação Infantil e Fundamental I (1º ao 5º ano) acontecerá mediante agendamento de acordo com a data do aniversário da criança, exceto em casos de atividades programadas no cronograma escolar.  Salientamos que a festa, decoração ou animação ficará a critério dos responsáveis, e, sempre deverá acontecer na hora do recreio.
Durante o evento será permitida a presença de até dois acompanhantes.

22. Na entrada do período da tarde os alunos deverão ser encaminhados para quadra junto aos demais amigos e professores para serem devidamente conduzidos às salas de aulas.

23. Ficha e controle de segurança o responsável pelo aluno deverá preencher uma ficha na secretaria onde constarão nomes e documentos de pessoas autorizadas a retirarem o aluno da Unidade Escolar, seja no final do período ou em ocasiões especiais. Para reconhecimento das pessoas autorizadas, não dispensamos a apresentação de um documento com foto para conferirmos com a autorização. É importante que este cadastro esteja sempre atualizado. Quando houver a necessidade do aluno ter que sair com alguém que não conste na ficha de controle, o responsável pode enviar por meio da agenda do aluno ou telefonar para a secretaria da escola comunicando o fato.

23. Ao menor aplicar-se-á o que está disposto no Regimento Escolar e o que prevê o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

Nossa escola é um lugar agradável onde as pessoas se respeitam mutuamente e buscam sempre aprimorar suas relações de convívio! Cada um deve fazer a sua parte!

“O respeito é o valor moral básico. O outro tem uma dignidade que eu devo respeitar. Se o outro não é visto como uma pessoa digna de respeito na sua individualidade, as relações ficam prejudicadas.”

Yves de La Taille (Professor Ética USP)

Cursos

educação infantil

Nessa fase, incentivamos o gosto pelas descobertas para que a criança aprenda a conhecer, a fazer, a ser e a viver. Ela é estimulada a raciocinar, a construir relações e a socializar-se.

+

ensino fundamental

Estimulamos no aluno a prática da observação, a fim de que se tenha uma reflexão sobre a realidade numa visão social, histórica e cultural para construção de conhecimento num processo participativo.

+

ensino médio

Ambos os cursos técnicos de nível médio atendem as exigências legais de cada qualificação ou habilitação, promovendo a transição entre a escola e o mercado de trabalho.

+